titi

04 junho, 2013

Resenha: Whatever


Olá leitores e leitoras do blog Deixe-se Livre. Esse é meu primeiro post como colaboradora do blog,  espero que vocês não achem meu jeito de escrever diferente do da Flávia, e possam se acostumar aos poucos aos meus posts. E como a minha categoria no blog é livros, a resenha de hoje é sobre o livro Whatever, do gaúcho Leonardo Brasiliense. Quer saber um pouco mais? Segue o post que eu te conto.

 Autor: Leonardo Brasiliense 
Editora: Artes e Ofícios
Páginas: 127
ISBN: 978-85-7421-124-4
Nota: 5/5
Citação Favorita: "Descobri que 90% dos criminosos têm uma necessidade psicológica de serem punidos. Tem a ver com a carência afetiva, pai ausente, escambau. Li num blog. O blogueiro disse que leu numa revista científica. Maravilha, a internet. Acho que vou fazer um blog. Vou escrever que 90% dos blogueiros são na verdade grandes filósofos enrustidos. Vão adorar. Vou dizer que li numa pichação de muro. Vão achar 'profundo'."

Sinopse:
Será a geração atual uma Geração Whatever? Essa é a questão que moveu Leonardo Brasiliense a escrever os contos protagonizados por João Pedro. E o que move João Pedro? Nada parece animá-lo ou dar sentido à sua vida de adolescente classe média-média. Tudo é igual a tédio e desinteresse.
São dez contos nos quais o leitor convive com o jovem que atravessa os últimos anos na escola. Nada, nem mesmo a proximidade do fim de uma etapa e a necessidade de decisão sobre que profissão seguir ou, no mínimo, para que curso prestará o vestibular parecem provocar qualquer reação. Qualquer desejo ou ansiedade. Tanto faz.

Minha Opinião:
O que mais gostei no livro foi a escrita fácil. Um livro que pode ser lido em um dia, por causa da quantidade de páginas, e pelo prazer de ler as histórias cômicas e trágicas de João Pedro. Não costumo ler muitas crônicas, mas não me arrependi de ter me interessado pelo nome do livro. (Sim, muitas vezes julgo o livro pelo nome/capa). O que achei legal também, pena que não fotografei, são os inícios de cada crônica. A Ilustradora Juliana Dischke fez desenhos, simples, mas bem interessantes ilustrando o capítulo da história de João Pedro. 

Bom pessoal, acho que é isso. O livro Whatever é bem leve, recomendo para pessoas que querem ingressar na leitura, mas muitas vezes tem preguiça por que a maioria dos livros são grandes e com palavras difíceis. 
Esse foi meu primeiro post aqui no Deixe-se Livre. E aí, como me saí? Beijos e até a próxima.


6 comentários:

  1. Se saiu super Amanda, que livro é esse hahahaha por mais que a vida de João possa ser um profundo tedio me bateu uma curiosidade de saber o por que desse desinteresse todo.

    Adorei o seu blog,estou seguindo e Curtindo no Face.

    Beijos Nicolas - Nick Fleck

    http://www.thepurpleblood.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, vou visitar o seu!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o layout do seu blog, esses tons rosas são fofos!
    Parabéns pela organização também.
    Sobre o livro, fiquei curiosa para ler, adoro ler e já "devorei" mais de 800 livros.
    Estou lhe seguindo! :)

    www.vestirosa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Super legal, o livro parece ser muiito bom! Vou procurar aqui na biblioteca municipal da minha cidade :3
    Ótimo post :)
    Beijos
    Queridos Quinze

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, eu tbm adoro "julgar" o livro pela capa!....kkkk
    Mas, pela foto das páginas parece ser bem simples de ler e entender.... Curti!!! hehe!
    Já to seguindo aqui!!!
    Beijossss

    Fer,
    http://asaventurasdebilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ahaha, amo livros assim. Parece ser ótimo, bem o meu estilo!
    Beijo, Lari.

    myold-memories.blogspot.com

    ResponderExcluir